FRAMBOESA

A framboesa é um fruto silvestre onde se pode encontrar vitamina C na sua composição nutricional, mas não só. A esta vitaminha acrescem outras bem como minerais que trazem vantagens a quem as consome.

Por cada 100g de framboesas, obtém-se:

  • Energia: 34 kcal

  • Hidratos de carbono: 8g

  • Fibras: 6,7g

  • Proteínas: 0,9g

  • Vitamina C: 30mg

  • Ácido fólico: 33µg

  • Magnésio: 20mg

  • Fósforo: 23mg

  • Potássio: 229mg

São um fruto bastante frágil, pelo que é aconselhável o seu consumo logo após a sua compra, mas caso isso não aconteça, pode ser armazenada no frigorífico sem lavar previamente, no máximo durante 3/4dias. Também as pode congelar para utilizar no futuro.

OS BENEFÍCIOS DA FRAMBOESA

Consumir frutas e vegetais de todos os tipos relaciona-se com a diminuição do risco de muitas condições de saúde adversas.

Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de alimentos vegetais, nos quais se inserem as framboesas, diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade no geral e promovendo uma tez saudável.

1. SAÚDE DO CORAÇÃO

 

A ingestão de alimentos ricos em flavonóides, como framboesas, está associada com um menor risco de morte por doenças cardiovasculares. Mesmo que em pequenas quantidades, o consumo de alimentos ricos em flavonóides é benéfico.

As antocianinas, substancias que dão cor a este fruto, ajudam a eliminar a inflamação que pode levar a doenças cardiovasculares.

2. CONTROLO DA DIABETES

 

Qualquer alimento vegetal com pele tem muita fibra, por isso as framboesas não são exceção. Comer alimentos ricos em fibras ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável.

Alguns estudos têm demonstrado que os diabéticos tipo 1 que consomem dietas com alto teor de fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue e os diabéticos do tipo 2 podem ter melhores níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina.

3. SAÚDE DOS OLHOS

 

Alimentos ricos em vitamina C ajudam a manter os olhos saudáveis, proporcionando proteção contra danos causados pela luz ultra violeta.

As framboesas também contêm zeaxantina, um antioxidante, que filtra os raios de luz azul prejudiciais e desempenha um papel protetor na saúde dos olhos e, possivelmente, evita o dano causado pela degeneração macular.

A ingestão de, pelo menos, 3 peças de fruta por dia, pode diminuir o risco e a progressão da degeneração macular relacionada à idade. Por isso, além de consumir framboesas, ingira também outras frutas ao longo do dia.

4. PREVENÇÃO DE CANCRO

 

As framboesas contêm poderosos antioxidantes que trabalham contra os radicais livres, inibindo o crescimento tumoral e diminuindo a inflamação no corpo.

Os mesmos polifenóis que protegem contra doenças no coração também ajudam a prevenir ou diminuir muitos tipos de cancro, incluindo o cancro do esófago, pulmão, boca, faringe, endométrio, pâncreas, próstata e cólon.

COMO INCORPORAR AS FRAMBOESAS NA DIETA

 

Para conseguir tirar o máximo dos benefícios da framboesa deve consumir 3 porções por semana, sendo que a maneira mais saudável é consumi-las frescas.

Aqui estão algumas outras dicas para ajudar a aumentar o consumo de framboesa:

  • Mantenha sempre um saco de framboesas congeladas para adicionar aos batidos e smoothies;

  • Faça seu próprio cocktail de frutas frescas com framboesas;

  • Corte framboesas e adicione ao iogurte natural simples juntamente com frutos secos;

  • Coloque como topping nas suas panquecas matinais;

  • Caso não as consuma na hora, congele-as e quando precisar insira-as na liquidificador com outras frutas, leite e gelo para obter um delicioso batido.